top of page

EXPOSIÇÃO

O Brasil em Perspectiva – 10 anos de memória de uma ‘Democracia Imperfeita’

A Exposição “O Brasil em Perspectiva – 10 anos de memória de uma ‘Democracia Imperfeita’” retratará eventos que foram noticiados ao longo dos últimos 10 anos e que podem corrobora o entendimento dessa classificação como ‘Democracia Imperfeita’ e cuja oscilação de maior ou menor grau de vivência de um regime democrático refletem o quanto a cena política nacional reflete um cenário vertiginoso de vivência dessa condição para segmentos distintos como os povos originários, população negra, mulheres, migrantes, LGBTQIA+.

A exposição "O Brasil em Perspectiva - 10 anos de memória de uma 'Democracia Imperfeita' integra a programação do "VII Encontro de Perspectivas: cultura, cidadania, relações de poder e a vertigem da democracia", a ocorrer de 28 a 30 de novembro de 2023, nas dependências da Universidade do Estado do Amazonas.

A proposta da exposição é fazer um resgate da última década da cena política brasileira a partir de imagens e notícias que foram veiculadas em diversos canais de notícia e que retratam as oscilações da vivência da democracia no Brasil por parte de povos originários e da população negra, segmentos que historicamente vivenciam uma frágil experiência com a democracia como regime estabelecido no Brasil que em tese seria um regime político pautado no pluralismo e universalidade de direitos.

O termo 'Democracia Imperfeita' refere-se à classificação atribuída ao Brasil pelo índice de Democracia: desenvolvido pelo The Economist Intelligence Unit que avalia o desempenho democrático de 167 países com base em cinco categorias: processo eleitoral e pluralismo, liberdades civis, funcionamento do governo, participação política e cultura política.

São utilizadas cinco classificações para os regimes políticos dos países analisados, a saber: Democracia Plena, Democracia Imperfeita; Regime Híbrido, Regime Fechado.

Desde 2006, quando o índice da Democracia começou a ser divulgado, o Brasil é classificado como uma Democracia Imperfeita ou Democracia Falha.

Nessa classificação atribuída, as notas iniciais obtidas pelo Brasil o colocavam numa posição nesse ranking que o aproximavam de países cujos regimes eram classificados como Democracias Plenas. Entretanto, na última quadra, o Brasil tem se aproximado cada vez mais de nações que são classificadas como regimes híbridos, demonstrando um retrocesso na série histórica que inicia em 2006 com nota 7,38, ocupado posição próxima a países de Democracia Plena, e vai até 2022, quando obtém a nota 6,78 ocupando posição mais próxima de países classificados como Regimes Híbridos.

EXPOSIÇÃO

POVOS ORIGINARIOS

POPULAÇÃO NEGRA

MULHERES

MIGRANTES

POPULAÇÃO LGBTQIAPN+

bottom of page